30/01/2007

Festa de lançamento do Windows Vista


30.01.07 - A Microsoft lançou o seu novo sistema operativo da família Windows. Segundo o gigante de Seattle, este é o seu maior produto de sempre e em qual foram aplicados mais recursos da empresa. Perto de 2,000 programadores em todo o mundo, incluindo portugueses, ajudaram a desenvolver aquele que provavelmente vai ser o próximo sistema operativo da maior parte dos utilizadores.

Primeiro deixem-me dizer que o evento decorreu nas instalações da MEGATRONICA de Braga. Estava tudo muito bem planeado e o evento decorreu sem problemas sob um ambiente descontraído e confraternização.

Pelo primeiro contacto com o Vista, pareceu-me bastante similar em termos visuais ao Mac Os assim como a várias distribuições de Linux.

O visual é uma das apostas da Microsoft para conquistar os clientes. Certamente não deixarão de o conseguir, no entanto, pouco foi inovado, pelos motivos que referi anteriormente: muitos dos pontos deste Vista foram clonados dos seus concorrentes. Desde os tipos de letra, a disposição dos menus no ambiente de trabalho assim como os fades que ocorrem quando minimizamos uma janela.

Destaco uma funcionalidade no Vista que é a possiblidade de fazer debugging remotamente ao programar no Visual Studio. Isto permite que utilizadores remotos nos "ajudem" na programação das nossas aplicações.

A minha opinião para já é de esperar mais algum tempo. Caso não saibam o Vista requere no minimo um Pentium III a 800Mhz, mas para correr na plenitude das suas funcionalidades é necessário um Pentium IV a 2.4Ghz assim como 1 Gb de memória RAM.

Estes requisitos certamente que serão um forte argumento utilizado pelos fabricantes e vendedores de PC's junto dos seus clientes para lhes venderem mais e melhores computadores.

Existem 5 versões do Windows Vista no mercado nacional e poderá encontrá-las em qualquer loja do país.

Os sites piratas também já disponibilizam estas mesmas versões, no entanto, segundo a Microsoft os utilizadores que usem chaves inválidas não poderão usufruir do Vista por muito tempo porque o mesmo se desactivará pouco tempo após a detecção dessas mesmas chaves inválidas.

Logo se verá! Pelo menos experimentem, vale a pena!

1 comentário:

XT17 disse...

Esse novo windows vista diz que é muito bonito e cheio de efeitos bonitos mas que não vale grande coisa e que tem muitas falhas!vamos ver!