02/03/2007

1º Semestre

Acabou o primeiro semestre.

O que gostei mais:

o curso e o facto de estar envolvido num meio que me proporciona o acesso a diversas actividades e a experiências diferentes;

O que menos gostei:

de alguns professores que não têm o minimo de vocação para serem professores. Por muitos conhecimentos que tenham não conseguem ser bons professores porque não têm sensibilidade para com as dificuldades de compreensão e aprendizagem dos alunos;

O que me deixou mais desiludido e que menos gostei foi a falta de espirito académico e espirito de grupo que existe no meu curso.

As pessoas estão divididas em muitos grupinhos e fecham-se ao contacto com as outras pessoas.
Foi um dos motivos pelo qual quis vir para a Universidade, mas estou a sentir-me bastante desiludido.

Eu tenho tido problemas de integração pois não me identifico com os hábitos da maior parte das pessoas. Sinto-me diferente, mais maduro e sinto que já passei por tudo o que os outros colegas estão a passar.

Custa-me às vezes ouvir certas coisas que são ditas sem conhecimento de causa e custa-me imenso também não ter um grupo para as borgas.

Eu compreendo que para muitos é novidade a Internet e os jogos online mas devia haver mais interacção entre as pessoas. Deviam ter mais formas de se divertirem e conhecer outras pessoas, doutros cursos e doutros países. Porque a Universidade serve também para isso!

Exames

Os exames que fiz correram todos bem. Passei a todos os que fiz (não fiz AC).

Fisica - Posso ter investido algum dinheiro em explicações mas valeu a pena. Fiquei com a sensação que após as aulas não sabia nada porque os professores não deram condições para isso. Com as explicações aprendi bastante e confesso que fiquei bastante surpreendido com a nota que tirei no exame. tenho pena que o trabalho de grupo tenha tido uma nota bastante baixa senão teria uma classificação superior.

Cálculo - Fiquei desiludido com a nota de Cálculo mas tendo em conta o exame que professor deu para eu fazer, posso dizer que não esperava muito melhor. Acho que neste caso houve o problema de ter estudado demais pois fartei-me de estudar e depois não investi muito tempo no que faltava para ter a matéria toda na cabeça.

Álgebra - Sem dúvida a grande dor de cabeça. Estudei imenso na primeira chamada mas penso que falhei no método de estudo. Foi o primeiro exame após 1 ano e tal sem estudar e secalhar acusei um pouco a falta de hábito. Tirei 65 na primeira chamada. No recurso estudei apenas aquilo que eu não estava mais à vontade: Espaços vectorais e Transformações Lineares.
Foi bastante dificil voltar a estudar para Álgebra ainda assim, por causa da série Prison Break. Estava e estou viciado nessa série e enquanto não visse todos os episódios que tinha, não iria recomeçar a estudar. Mesmo assim consegui passar no exame.

Análise de Circuitos - Vai ser um "bico d'obra" fazer esta cadeira mas vou-me empenhar bastante para conseguir fazer. Ainda para mais quando Electrónica Geral no 2º semestre depende dela...

Outras cadeiras

Métodos de Programação I
- Espero que o projecto seja do agrado do ilustre professor RMAC. Penso que aquilo funciona. Sinceramente não olhei muito para o programa porque fartei-me de trabalhar naquilo e por incrivel que pareça foi até dia 29 de Dezembro de 2006...Acho que merecia passar só por esse facto.

Laboratórios de Comunicação I - Talvez não passe a esta cadeira devido ao teste prático que sua excelência o Professor António Esteves deu. No fim acaba por ser também por culpa minha porque não pratiquei C tanto quanto devia mas ele surpreendeu com o teste prático. Foi um bocado injusto tendo em conta os trabalhos práticos das aulas.

Penso que no geral a todas as cadeiras dei o máximo de mim, excepto a LC1 e talvez por isso venha a ter negativa. Análise de Circuitos espero fazer na época especial. Vou começar a estudar muito brevemente. O 2º semestre vai ser muito apertado, no entanto, agora penso estar em melhores condições de ter sucesso. Estou mesmo abeira da Universidade, com muito melhores condições e num ambiente mais sossegado.

Sem comentários: