08/08/2008

bom artigo sobre gordura localizada na cintura...

Gordura localizada na cintura

Até que ponto pode a gordura localizada na cintura ser determinante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e qual a medida que corresponde a um risco mais elevado?


A obesidade abdominal deve-se à acumulação de gordura à volta e dentro das vísceras abdominais.


É constituída por células gordas que produzem substâncias tóxicas para o coração, artérias e pâncreas.


Para além de estimularem o desenvolvimento de factores de risco cardiovascular, hipertensão arterial, colesterol de alta densidade baixo, a fracção boa do colesterol, triglicéridos elevados e tendência para o desenvolvimento de diabetes, estas toxinas têm um efeito pró-aterogénico directo na parede arterial.


Este conjunto de factores de risco é conhecido por síndrome metabólica.


Esta obesidade pode induzir um risco cardiovascular maior do que a diabetes ou a hipertensão.


Um perímetro abdominal superior a 102 centímetros no homem e a 88 centímetros na mulher, medido ligeiramente acima do umbigo, é o elemento mais importante para o diagnóstico de síndrome metabólica.


Os indivíduos assim identificados estão em risco elevado de eventos cardiovasculares, devendo adoptar uma alimentação saudável e praticar actividade física regular.


Por outro lado, a diabetes é uma doença provocada, na grande maioria casos, por uma vida sedentária e um regime alimentar rico em calorias, gorduras e açúcares que leva ao excesso de peso e obesidade.


Indivíduos em risco de desenvolver diabetes, particularmente os portadores de obesidade abdominal, que optem por um estilo de vida saudável com uma alimentação rica em vegetais e fruta e pratiquem actividade física com regularidade, diminuem esse risco em mais de 50 por cento.

fonte

Sem comentários: