24/03/2008

Carriage Return, Line Feed e Newline

newline - Na computação, newline é um caractere ou seqüência de caracteres que significam “fim de uma linha de texto”. O nome se origina do fato de que o próximo caractere após o newline surgirá em uma nova linha—ou seja, na próxima linha abaixo do texto imediatamente anterior ao newline. O código que representa o newline muda de plataforma para plataforma de hardware e sistemas operacionais, o que pode ser problemático ao compartilhar dados entre diferentes plataformas.

line feed - é um caractere de controle que indica que uma linha deve ser acrescentada. Ele possui o código ASCII 10 (0A em hexadecimal). O Line feed surgiu como um comando para impressoras usado, normalmente, junto com um carriage return (um comando que fazia a cabeça da impressora retornar para a posição mais à esquerda). Após processar um par CR-LF, a cabeça da impressora deverá estar no canto esquerdo e ter avançado uma linha da página.

carriage return - Originalmente, carriage return era o nome da alavanca ou mecanismo de uma máquina de escrever que fazia com que o cilindro onde o papel se encontrava retornasse ao lado esquerdo após uma linha de texto ter sido escrita, e normalmente também movia o papel para a próxima linha.

Na computação, carriage return (CR) é um dos caracteres de controle do código ASCII, Unicode ou EBCDIC que faz com que uma impressora ou o display mova a posição do cursor para a primeira posição da próxima linha. É normalmente usado junto com line feed, pula linha: o retorno de carro (“carriage return”) antecede o “line feed” de maneira a indicar uma nova linha.

No ASCII e no Unicode, o valor 13 (ou hexadecimal 0D) representa o "carriage return". Na linguagem C e muitas outras linguagens é representado por \r.

in Wikipedia

Sem comentários: