29/08/2007

Lost só em Janeiro de 2008?

Segundo este site brasileiro, os próximos episódios de Lost só irão para o ar em Janeiro de 2008 apesar das gravações da 4ª série já terem começado.

Até lá vou-me contentar com Heroes e Prison Break.

Novos episódios de Heroes

Dia 24 de Setembro estreia nos EUA a 2ª série desta fantástica série!

A não perder!

2º semestre 2006/2007

Ora bem chegou a hora de fazer a retrospectiva do semestre que passou.

Foi muito mau. Sinceramente nunca pensaria que me fosse correr tão mal.

O 1º semestre rebentou comigo e depois a estadia na residência foi muito má mesmo.

Quando devia estar a descansar estava a começar o 2ºsemestre e depois faltei a muitas aulas porque simplesmente não conseguia acordar num estado decente para ir às aulas.

Fui burro porque deixei as coisas andar e devia logo ter vindo para casa ou mudar de quarto. Felizmente isso não vai voltar acontecer. Ainda bem que costumo aprender com os erros.

Em relação às cadeiras...

Electromagnetismo - É o prof.Vasco o docente e está tudo dito. Mete-slide, tira-slide e vamos ao intervalo. Depois no exame falamos...Consegui passar mas foi difícil, esta cadeira não é para se fazer estudando mas sim copiando.

Sistemas Digitais - José Cabral é o docente desta cadeira. Quem não o conhecer que o compre como diz o outro. sem comentários em relação a um dos piores docentes que já tive. A cadeira não é muito difícil mas tem de se ir estudando durante o semestre. Só a vou fazer no 2º semestre de 2007/2008.

Análise Matemática B - Mais uma vez encontrei o prof. Gaspar por quem tenho uma elevada estima e consideração. Já sabia com que é que podia contar depois de ter sido nosso docente na cadeira de Álgebra. Não consegui fazer a cadeira mas esforcei-me muito mesmo. Estudei bastante mas o prof. mais uma vez complicou o que já era complicado e assim ainda é mais difícil...

Lab. Comunicações II - Não fiz também aquela que provavelmente é a cadeira mais importante do curso. Além do projecto ser muito complexo e o pessoal só o ter feito porque os docentes nos disseram muitas coisas eu mais uma vez lutei contra a maré praticamente sozinho...Fica para o ano.

Métodos de Programação II - Consegui-me safar nesta cadeira mas não sei muito de JAVA5. Para o ano há mais JAVA nas cadeiras do 2º ano mas quero aprofundar os meus conhecimentos nesta linguagem.

Electrónica Geral - Uma cadeira que pelos vistos não é difícil de fazer mas que eu também não consegui. Estudei bastante mas fiquei-me pelo inicio da matéria. Sinceramente custa-me a perceber como é que eu não consegui assimilar os conhecimentos mas estou à procura de respostas.

A qualidade do ensino foi muito má. Só se aproveitou o prof. Gaspar e o prof. Júlio Martins. O resto bem que pode tirar um bilhete só de ida para a Jamaica. Não fazem cá falta nenhuma. É gritante a falta de empenho de alguns docentes mas isto vai ter de mudar.

28/08/2007

Países que já visitei - Actualização

Depois da fantástica semana de férias que tive actualizo a lista de países que visitei.

Adicionei Marrocos e Gibraltar.



08/08/2007

ARP

Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço Ethernet (MAC) a partir do endereço IP. O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.

O ARP pode trabalhar com outras camadas de enlace, além do Ethernet e outras camadas de rede, além do Protocolo IP.

A alternativa para as máquinas que não suportem ARP é um pré-mapeamento (estático) dos endereços.

Ao processo inverso dá-se o nome de RARP (Reverse ARP).

Nota: arp é também o nome de um comando Unix que permite consultar e manipular o cache de ARP do kernel do sistema operativo.

in Wikipedia

04/08/2007

Diferenciar cabos crossover de cabos directos

Coloco aqui o post do fórum Techzone.pt que explica muito bem as diferenças entre ambos os cabos.

Link

Usualmente no que se trata a cablagem de rede usam-se 2 normas para cravar os cabos, sendo o código de cores o seguinte:

Norma A
Branco Verde
Verde
Branco Laranja
Azul
Branco Azul
Laranja
Branco Castanho
Castanho


Norma B
Branco Laranja
Laranja
Branco Verde
Azul
Branco Azul
Verde
Branco Castanho
Castanho

Um cabo Straightrought (directo) consiste na utilização da mesma norma A ou B em ambas as extreminades.

Um cabo Crossover (cruzado) consiste na utilização de uma norma numa extremidade e da outra norma na outra extremidade.
Isto é necessário quando o equipamento activo (NIC's, Switch, Routers) que queres interligar for do mesmo género, sendo necessário trocar o sinal TX (transmissor) e o RX (receptor) para efectuar comunicação.
Embora hoje em dia exista equipamento com a funcionalidade de Auto-Sensing, ou seja, detecta automáticamente os sinais TX e RX e faz um "crossover" nas suas portas.

Se não se utilizar as normas acima referidas para cravar os cabos, não quer dizer que os cabos não funcionem, mas dificulta a verificação. De qualquer das formas existe um truque que podes usar para verificar se o cabo é crossover: verificas o codigo de cores existente numa extremidade, depois na outra extremidade o 1º tem de estar trocado com o 3º e o 2º tem de estar trocado com o 6º.

Lembrate que o código de cores vê-se da esquerda para a direita.

01/08/2007

1º trailer de Bourne Ultimatum

A trilogia Bourne chega ao fim.

Só esperamos que seja um filme ainda melhor dos que os já tivemos oportunidade de ver.

Estreia nos EUA a 3 de Agosto e em Portugal a 20 de Setembro.

Matt Damon no seu melhor em Bourne Ultimatum:

Alojamento c/ suporte de PHP e MySQL gratuito e sem publicidade

vejam em:

Zendurl


Muito bom mesmo!