14/09/2007

Scolari ou SOCOlari?

É provavelmente a notícia da semana.

Scolari tentou agredir um jogador da Sérvia no final do jogo da Selecção Nacional.

São estas as imagens



Independentemente das suas desculpas, das suas motivações é um acto "lastimável", tal como referiu o sr. Presidente Cavaco Silva.

Lastimável porque Scolari defende as cores de Portugal e a imagem de um país é que está em jogo. O acto já era super criticável se fosse num clube fosse qual fosse a dimensão desse mesmo clube. Sendo na Selecção Nacional, o acto toma proporções enormíssimas.

É a imagem do País que fica manchada e mais uma vez o nosso futebol.

A minha primeira impressão após visualizar o acontecimento foi de completa estupefacção. Fiquei de boca aberta quando vi isto e passou-me logo pela cabeça que Scolari não podia continuar à frente da nossa Selecção pelo acto em si e pelas suas consequências, pois Scolari enfrenta uma punição severa por parte da UEFA que provavelmente o vai afastar dos próximos jogos da fase de apuramento para o Euro2008.

Achei também que ele devia sair da Selecção pois as prestações da Selecção Nacional têm sido muito más. Estamos num grupo acessível e estamos com sérias dificuldades em apurar-nos para o Europeu.

Depois de analisar friamente os acontecimentos, a minha opinião é que Scolari é humano e portanto também tem o direito e a susceptibilidade de errar. Quantas vezes não cometemos actos irreflectidos na nossa vida? E quantas vezes não pedimos perdão por isso?

Por estas razões penso que Scolari merece ser castigado após um julgamento justo mas que não deve ser crucificado ao ponto de esquecermos tudo de bom que ele conseguiu desde que está à frente da Selecção Nacional.

Basta recordar...Vice-campeões da Europa em 2004 e o 4º lugar no Mundial de 2006.
Sem dúvida que foram os melhores resultados de sempre. Aí não há argumentos. Apesar de eu pensar que tínhamos todas as condições para ter sido Campeões da Europa e finalistas do Mundial 2006.

Independentemente disso, os resultados efectivos que tivemos foram fantásticos e Scolari teve muito mérito. Por isso vamos analisar esta situação com calma e devemos colocar-nos na pele de Scolari naquele momento.

Se porventura a Selecção falhar o apuramento, aí sim, sou completamente de acordo que Scolari deve sair e dar o lugar a outro treinador tão competente ou mais do que ele. Por exemplo Fabio Capello...

Até lá, boa sorte Portugal!

Sem comentários: